O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) definiu um extenso calendário de eventos para a atual gestão, que se estende até 2028. Foram confirmados oito encontros nacionais e internacionais que abordarão temas estratégicos para o futuro da advocacia brasileira.
Principais eventos confirmados
Entre os destaques está a 25ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, considerada o maior evento jurídico do país, que será realizada em Salvador (BA) em novembro de 2026. O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, enfatizou que a escolha da capital baiana simboliza o compromisso com a pluralidade e representatividade da advocacia nacional.
Conferências inéditas marcam a gestão
Três eventos serão realizados pela primeira vez pelo CFOAB. A 1ª Conferência Nacional da Interiorização da Advocacia Brasileira acontecerá em Cuiabá (MT) em abril de 2026, enquanto a 1ª Conferência Nacional do Agronegócio será em São Paulo em agosto de 2027. Já a 1ª Conferência dos Direitos e Prerrogativas da Advocacia Brasileira ocorrerá em João Pessoa (PB) em junho de 2026.
Foco na diversidade e inclusão
A representatividade feminina será fortalecida com a 5ª Conferência Nacional da Mulher Advogada em Recife (PE) em março de 2027. Para a jovem advocacia, estão programados o 22º Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA) em Maceió (AL) em outubro deste ano e a 5ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia em Balneário Camboriú (SC) em abril de 2027.
Sustentabilidade em destaque
A sétima edição da Conferência Internacional de Direito Ambiental será realizada em Belém (PA) em setembro deste ano, coincidindo com a COP-30. O evento retorna ao formato presencial e debaterá o papel do Sistema de Justiça na sustentabilidade.
Segundo Beto Simonetti, a agenda reflete o compromisso com uma OAB presente em todo o território nacional, fortalecendo a coesão do Sistema OAB e a defesa dos princípios fundamentais da profissão.