OAB concederá Medalha Raymundo Faoro a José Sarney em reconhecimento à transição democrática

28/03/2025 21:30 Central do Direito
OAB concederá Medalha Raymundo Faoro a José Sarney em reconhecimento à transição democrática

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou que concederá a Medalha Raymundo Faoro ao ex-presidente José Sarney, em reconhecimento ao seu papel na transição democrática do Brasil. O convite para a homenagem foi entregue pessoalmente pelo presidente da OAB, Beto Simonetti, nesta sexta-feira (28/3).

Cerimônia de homenagem

A condecoração acontecerá em sessão solene do Conselho Pleno no dia 7 de abril, no Museu da OAB, em Brasília (DF). O evento se insere nas comemorações pelos 40 anos da redemocratização do país, processo no qual Sarney teve papel fundamental.

Beto Simonetti destacou a importância da homenagem: "A advocacia brasileira concede-lhe esta láurea em reconhecimento a uma trajetória que honra profundamente esta Instituição. Sua obra e pensamento permanecem. Cabe-nos, com ética e gratidão, reservá-lo entre os imprescindíveis da Justiça em nosso país".

Legado democrático

Durante seu mandato como Presidente da República (1985-1990), Sarney liderou o processo de transição democrática após o regime militar e convocou a Assembleia Nacional Constituinte que resultou na promulgação da Constituição Federal de 1988, marco fundamental da atual democracia brasileira.

Na entrega do convite, Simonetti esteve acompanhado do procurador constitucional Marcus Vinicius Furtado Coêlho, do procurador nacional de Prerrogativas, Alex Sarkis, e do coordenador nacional do Exame de Ordem Unificado, Anderson Prezia.

Sobre a medalha

Criada em 2008, a Medalha Raymundo Faoro é uma honraria do Conselho Federal da OAB destinada a distinguir personalidades cuja atuação pública se destaca pelo compromisso com a democracia, a legalidade e os direitos fundamentais da cidadania.