slot gacor
slot gacor
slot gacor
OAB cobra da PF cumprimento do Estatuto da Advocacia em buscas contra advogados

OAB cobra da PF cumprimento do Estatuto da Advocacia em buscas contra advogados

OAB exige respeito às prerrogativas durante operações policiais

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou ofício ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, cobrando o cumprimento integral do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994) durante mandados de busca e apreensão em escritórios de advocacia.

Documento assinado por dirigentes da OAB Nacional

O documento, enviado na sexta-feira (30/1), foi assinado pelo presidente Beto Simonetti, pelo diretor-tesoureiro Délio Lins e Silva Júnior, pelo procurador-geral Sérgio Leonardo, pelo procurador nacional de Defesa das Prerrogativas Alex Sarkis e pelo presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas Pedro Paulo de Medeiros.

Garantias legais para acompanhamento de diligências

A OAB Nacional enfatiza que a legislação assegura o acompanhamento dessas operações por representante da Ordem, conforme previsto no artigo 7º, parágrafos 6º e 6º-C, do Estatuto da Advocacia. O objetivo é preservar o sigilo profissional e a inviolabilidade de documentos, dados, comunicações e instrumentos de trabalho relacionados a clientes.

Preocupação com dificuldades no exercício de prerrogativas

O Conselho Federal manifestou preocupação com relatos sobre dificuldades enfrentadas por representantes da OAB no acompanhamento dessas ações. A situação compromete o exercício das prerrogativas profissionais da advocacia, especialmente considerando o memorando de entendimento firmado anteriormente entre as instituições.

Solicitação de reunião institucional

Além de cobrar o respeito à legislação, a OAB solicitou reunião institucional com a direção da Polícia Federal para dar continuidade ao diálogo entre as entidades e reforçar a necessidade de observância das prerrogativas da advocacia em todo o território nacional.