Uma das mais antigas seccionais do país celebra trajetória de defesa da advocacia
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) completa 93 anos de história nesta sexta-feira (11/4). Fundada em 1932, a seccional se consolidou como uma das mais antigas do país, contando atualmente com 37 subseções distribuídas pelo estado e desempenhando papel crucial na consolidação da advocacia baiana.
O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, destacou a importância da data: "A seccional da Bahia é símbolo de compromisso com os valores democráticos e com a valorização da classe. Esta é uma data para celebrar e, também, para renovar os propósitos que unem toda a advocacia nacional".
Nove décadas de protagonismo institucional
Ao longo de sua trajetória, a OAB-BA tem sido protagonista em debates fundamentais para a advocacia e o sistema de justiça, como questões relacionadas à estrutura do Judiciário, valorização da Justiça do Trabalho e a luta por honorários dignos para os profissionais da área.
Sob a liderança da presidente Daniela Borges, recentemente reeleita para o triênio 2025-2027, a seccional mantém sua autonomia administrativa e financeira, com atuação destacada em todo o território baiano.
Compromisso com a diversidade e inclusão
"Desde 1932, trabalhamos para garantir prerrogativas e dignidade à categoria, formar profissionais excelentes e éticos e defender a justiça e os direitos de todos. Durante todos esses anos defendendo a advocacia e a justiça, em todo tempo, honramos nossa missão. Estamos construindo uma seccional cada vez mais diversa, inclusiva e representativa, na qual cada advogada e cada advogado deste grande estado possa se enxergar. Parabéns, advocacia baiana. Seguimos juntos, mais fortes do que nunca", afirmou Daniela Borges, atual presidente da OAB-BA.