OAB-AM completa 93 anos: uma trajetória de defesa da advocacia e da democracia

07/04/2025 10:30 Central do Direito
OAB-AM completa 93 anos: uma trajetória de defesa da advocacia e da democracia

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Amazonas (OAB-AM) completa 93 anos nesta segunda-feira (7/4), consolidando-se como uma das seccionais mais antigas do país. Fundada em 7 de abril de 1932, a instituição tem se destacado pela defesa intransigente dos direitos da advocacia amazonense.

Legado e representatividade

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, amazonense de origem, expressou seu orgulho pela trajetória da seccional: "A OAB do Amazonas representa as origens da minha trajetória na advocacia e me orgulha profundamente ver como a seccional tem se mantido firme na defesa da classe, da democracia e dos direitos fundamentais. São 93 anos de uma história construída com seriedade e compromisso com a classe".

Atuação em defesa da advocacia e da democracia

Jean Cleuter Mendonça, atual presidente da OAB-AM, destacou o papel da instituição na defesa das prerrogativas profissionais e no fortalecimento democrático: "São mais de nove décadas de dedicação à valorização da classe e ao fortalecimento das instituições democráticas no nosso Estado. Agradeço a cada advogada e a cada advogado, que contribuiu e segue contribuindo para que a nossa seccional se mantenha como referência de ética, luta e independência".

Alcance e representatividade

Com mais de 20 mil advogados inscritos, a OAB-AM mantém uma atuação abrangente tanto na capital quanto no interior do estado, desenvolvendo iniciativas voltadas à valorização profissional, à defesa das prerrogativas e estimulando a participação ativa da advocacia na vida pública amazonense.