Motta defende novo Plano Nacional de Educação como marco histórico para o país

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta quarta-feira (3) a aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE - PL 2614/24), classificando-o como um marco histórico para a educação brasileira.

Educação como prioridade parlamentar

Durante o almoço do Dia da Educação 2025, promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação, Motta reafirmou que a educação pública de qualidade continuará sendo prioridade em sua gestão. O parlamentar paraibano destacou que o novo plano foi elaborado considerando as diferentes realidades do país.

"As últimas versões acabaram não se concretizando, porque há uma ideia de padronização no ensino e, quando não temos condições de igualdade de partida, não há como padronizar. Que as metas sejam estabelecidas em cima daquilo que possa ser cumprido", argumentou o presidente.

Projetos aprovados pela Câmara

Motta relembrou a aprovação de diversas propostas educacionais pela Casa, incluindo o Sistema Nacional de Educação, o compromisso da criança alfabetizada e melhorias na merenda escolar. Segundo ele, os projetos foram aprovados praticamente de forma unânime, demonstrando o consenso parlamentar sobre o tema.

Próximos passos do PNE

A comissão especial que analisa o novo PNE convocou reunião para o dia 9 de dezembro, quando votará o parecer do deputado Moses Rodrigues (União-CE). A proposta estabelece 19 objetivos estratégicos e prevê ampliação dos investimentos públicos em educação para 7,5% do PIB em sete anos, chegando a 10% ao final da década de vigência do plano.

Motta destaca projetos na área de educação aprovados pela Câmara

Comissão especial encerra fase de discussão do novo PNE