A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realizará nesta terça-feira (6) uma audiência pública com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O ministro foi convocado para prestar esclarecimentos sobre a polêmica concessão de asilo diplomático à Nadine Heredia, ex-primeira-dama do Peru, que foi condenada pela Justiça peruana por corrupção no caso Odebrecht.
Questionamentos sobre a concessão do asilo
O pedido de convocação, aprovado pela comissão em 23 de abril, partiu do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES). A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 3. A pauta completa da reunião está disponível no site da Câmara.
Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala (que governou o Peru entre 2011 e 2016), chegou ao Brasil em 16 de abril em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Ela solicitou refúgio alegando perseguição política em seu país de origem.
Condenação por lavagem de dinheiro
Tanto Heredia quanto seu marido foram condenados no Peru a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro durante a campanha eleitoral de 2011. De acordo com a justiça peruana, o casal teria recebido recursos ilegais da empreiteira brasileira Odebrecht e do governo venezuelano. Ollanta Humala já cumpre pena em prisão peruana.
O deputado Evair Vieira de Melo criticou duramente a decisão do governo brasileiro, questionando o argumento de perseguição política e afirmando que o Brasil não deveria conceder asilo a uma pessoa condenada por crime comum. "O asilo à Nadine Heredia, cuja culpa foi declarada por tribunal, é mais do que um erro diplomático – é a recusa de se curvar à legalidade", declarou o parlamentar.