O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou apoio ao plano de paz para Gaza apresentado pelo presidente americano Donald Trump durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara nesta quarta-feira (1).
Apoio ao Plano de Paz Americano
Segundo Vieira, a proposta de Trump contempla pontos já defendidos pelo Brasil na ONU, incluindo libertação de reféns, cessar-fogo imediato, reconstrução de Gaza, respeito aos direitos humanos e assistência humanitária. "Tudo isso está dentro das nossas linhas políticas, e, sem dúvida nenhuma, o Brasil aplaude a iniciativa", afirmou o ministro.
Encontro Lula-Trump em Discussão
Sobre possível reunião entre o presidente Lula e Trump, Vieira informou que o assunto é tratado de forma "cautelosa e sigilosa". O ministro indicou a possibilidade de encontro paralelo em eventos internacionais que ambos participem.
Questões Controversas Debatidas
Durante a audiência, deputados questionaram diversas posições da política externa brasileira. O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) indagou sobre a presença do Hezbollah na América do Sul e comparou o asilo concedido à ex-primeira dama do Peru com eventual situação envolvendo Jair Bolsonaro.
O ministro esclareceu que não há informações confiáveis sobre presença do Hezbollah na região e defendeu que a legislação brasileira reconhece como terroristas apenas organizações listadas pelo Conselho de Segurança da ONU.
Outros Temas Abordados
Vieira também respondeu questionamentos sobre a dívida venezuelana de US$ 1,74 bilhão com o Brasil, negou isolamento diplomático em relação à Ucrânia e defendeu a saída do país da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto por critérios controversos da entidade.