Lula indica desembargadora do TRT-BA Margareth Costa para ministra do TST

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou nesta terça-feira (23) a desembargadora Margareth Rodrigues Costa, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (Bahia), para ocupar uma vaga de ministra no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Processo de aprovação no Senado

A magistrada deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Após aprovação na comissão, sua indicação será submetida ao plenário da Casa para votação final.

Vaga decorrente de aposentadoria

Margareth Costa foi escolhida para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Aloysio Corrêa da Veiga. Ela constava na lista tríplice enviada pelo TST à Presidência da República, composta exclusivamente por mulheres.

Trajetória profissional

Natural de Salvador, a desembargadora iniciou sua carreira como juíza em maio de 1990. Foi promovida a desembargadora do TRT-BA em 2014, pelo critério de merecimento. Entre 2017 e 2019, exerceu o cargo de diretora da Escola Judicial do TRT e foi convocada diversas vezes para atuar no TST.

Atualmente, Margareth Costa integra a 1ª Turma, a Subseção de Uniformização da Jurisprudência e a SEDI-2 do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.