Justiça do Trabalho divulga resultados da Consulta Pública para metas nacionais 2026

30/06/2025 08:00 Central do Direito
Justiça do Trabalho divulga resultados da Consulta Pública para metas nacionais 2026

A Justiça do Trabalho divulgou os resultados da consulta pública nacional que subsidiará a definição das metas nacionais para 2026. O levantamento, realizado em dois períodos (19 a 25 de maio e 5 a 6 de junho), coletou a opinião de usuários dos serviços judiciários trabalhistas sobre temas prioritários para o próximo ano.

Principais prioridades identificadas

Com 2.714 respostas obtidas, a consulta destacou como metas mais relevantes a redução de processos pendentes, o julgamento de mais processos que os distribuídos durante o ano e a elaboração de projetos inovadores. No âmbito do Tribunal Superior do Trabalho (TST), 15,3% dos respondentes esperam maior agilidade nas decisões e 23% consideram prioritário o julgamento de processos distribuídos há mais de dois anos.

Metas específicas para os diferentes graus de jurisdição

Para o 1º e 2º graus, 19% dos participantes consideram relevante priorizar o julgamento de processos antigos, enquanto 16% apoiam o incentivo à conciliação como forma de resolução de conflitos. Destaca-se também que 1.463 participantes concordam totalmente que estas instâncias devem promover ações voltadas à equidade racial.

Estratégia para cumprimento das metas

Segundo o juiz auxiliar da presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Inácio André de Oliveira, o julgamento dos processos mais antigos é prioridade da atual gestão. "A criação da Secretaria de Precedentes e da Secretaria de Admissibilidade Recursal auxilia no mapeamento das principais matérias e na formação de precedentes obrigatórios, garantindo decisões uniformes e mais céleres", explicou.

As metas nacionais, criadas em 2009, representam o compromisso dos tribunais em aprimorar o desempenho da Justiça, seguindo a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, instituída pela Resolução CNJ 325/2020. Para mais informações, consulte o Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2021-2026.