Gláucio Araújo de Oliveira toma posse como novo procurador-geral do Trabalho para biênio 2025-2027

Nova gestão do MPT promete diálogo e modernização

Gláucio Araújo de Oliveira foi empossado como procurador-geral do Trabalho para o biênio 2025-2027 em cerimônia realizada na quinta-feira (28/8), na Procuradoria-Geral da República. O evento reuniu representantes do Judiciário, Ministério Público e advocacia, incluindo Rafael Lara, coordenador do Colégio de Presidentes da OAB e presidente da OAB-GO.

OAB destaca importância da transição em momento delicado

Durante a cerimônia, Rafael Lara enfatizou o papel da advocacia no acompanhamento das ações do MPT. "Em um período tão delicado das relações trabalhistas do país, a OAB, com muita energia, acompanha o trabalho do MPT. A advocacia, honrando sua missão, valoriza este momento e se mantém vigilante", declarou o representante da Ordem.

Compromissos da nova gestão

O novo procurador-geral, que exerceu a função de diretor-geral do MPT nos últimos quatro anos, substituiu José de Lima Ramos Pereira no cargo. Em seu discurso de posse, Gláucio destacou os desafios futuros e prometeu uma gestão participativa. "Assumo o compromisso de melhorar a estrutura do MPT para que exerça com excelência a sua missão neste mundo de trabalho em revolução", afirmou.

Reconhecimento das autoridades presentes

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, elogiou a trajetória do empossado, destacando que ele assumirá "um dos cargos mais importantes da República". A cerimônia contou ainda com a presença do vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin, e do presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, entre outras autoridades.

Perfil acadêmico e profissional

Graduado em Direito pela PUC-PR, Gláucio possui mestrado em Direito Econômico e Social e doutorado em Direito do Trabalho pela Universidade de Barcelona. Com ingresso no MPT em 1997, acumulou experiência em diversas funções estratégicas, incluindo a coordenação de projetos nacionais como o Portos Seguros da Conatpa.