Gedeon Pitaluga assume direção da ESA Nacional para capacitar 1,5 milhão de advogados

24/03/2025 10:30 Central do Direito
Gedeon Pitaluga assume direção da ESA Nacional para capacitar 1,5 milhão de advogados

O presidente da OAB Tocantins, Gedeon Pitaluga, foi empossado no sábado (22/3) como novo diretor-geral da Escola Superior da Advocacia Nacional (ESA Nacional). A cerimônia ocorreu durante o Colégio de Presidentes de Seccionais realizado em Manaus (AM), com a nomeação oficializada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti.

Pitaluga assume a gestão da ESA Nacional para o triênio 2025-2028 com o desafio de coordenar a qualificação profissional de aproximadamente 1,5 milhão de advogados brasileiros. Em seu discurso, o novo diretor-geral agradeceu a confiança depositada por Simonetti e destacou seu compromisso com a "inovação, modernidade e inclusão" na formação continuada dos profissionais do Direito.

Primeira reunião da nova gestão

O Colégio de Presidentes, coordenado por Daniela Borges (OAB-BA) e Rafael Lara (OAB-GO), marcou a primeira reunião da gestão 2025-2027. O encontro teve como objetivo analisar e discutir temas relevantes para a advocacia brasileira.

Missão educacional da ESA

Como braço educacional do Conselho Federal da OAB, a ESA Nacional tem como principal missão promover a educação continuada e garantir o aperfeiçoamento profissional aos advogados de todas as regiões do país. Entre suas atribuições estão o incentivo ao desenvolvimento das Escolas Superiores de Advocacia nos Conselhos Seccionais, a oferta de plataformas de ensino para cursos de extensão e pós-graduação, e a promoção de intercâmbios com entidades jurídicas nacionais e internacionais.

A instituição também trabalha na implementação de práticas educacionais inovadoras voltadas ao exercício da advocacia e na formalização de convênios com instituições públicas e privadas, no Brasil e no exterior, para viabilizar ações de qualificação profissional.