Fórum Parlamentar do BRICS encerra com documento sobre governança global inclusiva

05/06/2025 08:00 Central do Direito
Fórum Parlamentar do BRICS encerra com documento sobre governança global inclusiva

O 11º Fórum Parlamentar do BRICS chega ao seu encerramento nesta quinta-feira (5) em Brasília, com a apresentação do documento final contendo propostas para uma governança global mais inclusiva e sustentável. Representantes parlamentares de 15 países participaram dos três dias de debates que culminarão na sessão de encerramento às 17h no Plenário do Senado Federal.

Agenda final com foco em temas estratégicos

Na programação do último dia, os parlamentares participarão de quatro sessões de trabalho. Pela manhã, às 9h, ocorrerá o diálogo interparlamentar sobre clima e sustentabilidade, seguido às 10h30 por debates sobre cooperação para tornar a inteligência artificial responsável e inclusiva.

No período da tarde, a partir das 14h, serão discutidas propostas para a reforma da arquitetura multilateral de paz e segurança. Às 15h30, os participantes abordarão estratégias para fortalecer a cooperação interparlamentar entre os países do BRICS.

Participação ampliada e temas estratégicos

O fórum reuniu representantes dos países-membros do BRICS: Brasil, África do Sul, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Índia, Indonésia, Irã e Rússia, além de delegações de países parceiros como Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba e Nigéria.

Durante os dias anteriores, os debates abordaram temas como cooperação em saúde global, comércio, investimentos, finanças e desenvolvimento institucional, demonstrando o caráter abrangente das discussões.

Para mais informações sobre o evento, acesse o portal especial sobre o 11º Fórum Parlamentar do BRICS.