Fausto Pinato: BRICS pode causar 'virada de mesa' na ordem mundial

A Câmara dos Deputados sediou esta semana o 2º Fórum BRICS de Valores Tradicionais, reunindo parlamentares e especialistas para debater temas estratégicos como dignidade no trabalho, medicina preventiva, empreendedorismo e transações econômicas internacionais.

Bloco representa quase metade da população mundial

O BRICS funciona como um fórum de articulação política e diplomática dos países do Sul Global. Atualmente, o bloco conta com 11 nações: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

Em entrevista à Rádio Câmara, o deputado Fausto Pinato (PP-SP), coordenador da Frente Parlamentar do BRICS, enfatizou o peso econômico e demográfico do grupo. Segundo o parlamentar, os países membros concentram aproximadamente 40% do Produto Interno Bruto mundial e 49% da população global.

Potencial de transformação geopolítica

Para Pinato, a crescente integração entre os diferentes atores dos países do BRICS pode representar uma "virada de mesa na ordem mundial". O deputado destaca que essa articulação entre as nações emergentes tem potencial para reconfigurar o cenário geopolítico internacional.

O fórum realizado na Câmara reforça o papel do Brasil como protagonista nas discussões sobre cooperação Sul-Sul e alternativas ao sistema econômico tradicional dominado pelas potências ocidentais.