Parlamentares brasileiros, especialmente de partidos de esquerda, utilizaram suas redes sociais para expressar condolências pelo falecimento do ex-presidente uruguaio José 'Pepe' Mujica, ocorrido nesta terça-feira (13). Aos 89 anos, Mujica enfrentava um câncer no esôfago desde abril de 2024, além de uma doença autoimune.
Líderes políticos destacam legado de simplicidade e coerência
O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, definiu Mujica como uma figura inigualável: "Um exemplo de homem simples, do povo, filho de uma vendedora de flores e que se tornou um dos maiores líderes de esquerda como presidente do Uruguai".
Na mesma linha, o líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), ressaltou que Mujica demonstrou ser possível fazer política com simplicidade e compromisso social. "Como ele disse: os homens passam, as causam permanecem. Mujica foi gigante por suas ideias e por sua entrega ao povo", declarou o parlamentar.
Trajetória marcada por militância e presidência
A deputada Talíria Petrone (RJ), líder do PSOL, destacou a trajetória multifacetada de Mujica como um "grande exemplo de coragem, quando guerrilheiro, de visão de longo alcance, quando presidente, e de humildade, como militante".
Nascido em Montevidéu, Mujica presidiu o Uruguai entre 2010 e 2015. Sua história política começou décadas antes, quando integrou o Movimento de Libertação Nacional - Tupamaros nos anos 1960, organização guerrilheira conhecida por redistribuir recursos a comunidades carentes. Durante a ditadura uruguaia, permaneceu preso por 14 anos, experiência que marcou profundamente sua visão política e estilo de liderança.