Embaixador Celso Amorim será questionado sobre política externa brasileira na Câmara dos Deputados

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realizará nesta quarta-feira (20) uma audiência pública com o embaixador Celso Amorim, assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República. O encontro, marcado para às 9 horas no plenário 3, focará na formulação e execução da política externa brasileira.

Críticas à condução da diplomacia brasileira

A convocação partiu do deputado Filipe Barros (PL-PR), que questiona a condução da política externa na atual gestão federal. Segundo o parlamentar, a diplomacia brasileira tem sido orientada pelo embaixador Celso Amorim, resultando em impactos negativos nas relações internacionais do país.

Barros menciona episódios controversos envolvendo Venezuela, Rússia, Ucrânia, Israel, Argentina, Paraguai e Estados Unidos como exemplos dos problemas na política externa atual. O deputado critica duramente a atuação de Amorim, afirmando que ele seria "o chanceler de fato", enquanto o ministro Mauro Vieira "apenas cumpre ordens".

Questionamentos sobre neutralidade diplomática

Para o deputado oposicionista, as ações do assessor especial "têm colocado em xeque a imagem internacional construída pelo Brasil ao longo dos anos de um player neutro, amistoso e com posições equilibradas". Ele considera que o Itamaraty, tradicionalmente reconhecido por sua excelência diplomática, está perdendo relevância no cenário internacional.

A audiência representa uma oportunidade para esclarecimentos sobre os rumos da diplomacia brasileira e pode gerar debates intensos sobre as estratégias adotadas pelo governo atual nas relações internacionais.