Deputados da oposição manifestaram apoio à megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro contra a facção criminosa Comando Vermelho, durante pronunciamentos no Plenário da Câmara nesta terça-feira (29).
Críticas ao governo federal
O deputado Kim Kataguiri (União-SP) defendeu a participação federal no combate ao crime organizado. "Não há nada mais soberano do que controlar o território nacional e fazer valer o ordenamento jurídico pátrio. Infelizmente, parece que o governo federal tem interesses outros, que não enfrentar as facções criminosas", declarou.
Operação era inevitável, diz General Pazuello
O deputado General Pazuello (PL-RJ) classificou a ação como necessária diante do domínio territorial exercido pelas organizações criminosas. "As organizações narcoterroristas ocupam o território de boa parte do Rio de Janeiro e impedem a entrada de serviços públicos. Ou combatemos essas facções ou vamos virar um narcoestado", afirmou o parlamentar.
Críticas à ADPF das Favelas
O vice-líder da oposição, deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), criticou duramente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental que restringiu operações policiais nas comunidades cariocas. Segundo ele, a decisão do Supremo Tribunal Federal foi "ilegal e inconstitucional" e favoreceu o empoderamento do tráfico.
PL sobre terrorismo será relatado
O secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciou que reassumirá o mandato de deputado federal para relatar o projeto que equipara facções a organizações terroristas (PL 1283/25). "O relatório vai classificar como terroristas ações como domínio de cidades e utilização de armamento de guerra", informou.