slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
CSJT institui política nacional para pessoas em situação de rua na Justiça do Trabalho

CSJT institui política nacional para pessoas em situação de rua na Justiça do Trabalho

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) aprovou nesta segunda-feira (27) uma resolução que institui nacionalmente a Política Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades em todos os tribunais trabalhistas brasileiros.

Implementação Nacional Obrigatória

A nova política torna obrigatória a implementação de ações voltadas à inclusão e proteção de pessoas em situação de rua em todos os tribunais trabalhistas do país. O objetivo é ampliar o acesso à Justiça, combater desigualdades e promover oportunidades de trabalho digno, considerando fatores como raça, gênero e outras vulnerabilidades sociais.

Atendimento Especializado e Humanizado

Segundo o ministro Vieira de Mello Filho, presidente do TST e do CSJT, embora alguns tribunais já adotassem a política, agora ela se expande nacionalmente. "Os tribunais deverão viabilizar atendimento prioritário, desburocratizado e humanizado às pessoas em situação de rua, mantendo em suas unidades equipe especializada de atendimento, exclusiva ou não, e preferencialmente multidisciplinar", explicou.

A iniciativa segue diretrizes nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reafirma o papel da Justiça do Trabalho na promoção da justiça social e defesa da cidadania.