A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS realizará nesta quinta-feira (27), às 9h, audiência com o contador Mauro Palombo Concílio. O profissional é responsável pela contabilidade de diversas empresas que, conforme apuração da comissão, teriam recebido dezenas de milhões de reais em repasses da Amar Brasil.
Suspeitas de fraudes contra beneficiários
A Amar Brasil mantinha convênio com o INSS para realizar descontos de 2,5% mediante autorização de aposentados e pensionistas. Contudo, investigações da Polícia Federal revelam que muitos descontos foram efetuados sem o consentimento dos segurados, configurando possível fraude.
Um aspecto que chamou atenção dos parlamentares foi o timing da criação dessas empresas: todas foram constituídas em dezembro de 2022, apenas um mês após a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Amar Brasil e o INSS.
Análise de 479 requerimentos
Durante a reunião, a CPMI também pode deliberar sobre 479 requerimentos que solicitam convocações, informações e documentos de órgãos como Receita Federal, TCU, AGU, Casa Civil e Dataprev.
Destaca-se o REQ 1492/2025, do senador Jorge Seif (PL-SC), que pede à Polícia Federal a relação de parlamentares envolvidos na Operação Sem Desconto ou investigados por descontos indevidos em benefícios previdenciários.
A sessão ocorrerá na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado Federal, com participação interativa do público. A pauta completa está disponível no site do Senado.