A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou proteção policial para o deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) e sua família após o parlamentar relatar ameaças recebidas de um colega de partido.
Ameaças partem de deputado estadual
As intimidações foram feitas pelo deputado estadual maranhense Edson Araújo, também filiado ao PSB e vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura. A entidade está sob investigação por ter recebido recursos provenientes de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.
Deputado não se intimida com pressões
Duarte Jr., que ocupa a vice-presidência da CPMI, declarou que as ameaças não irão interromper as investigações em curso. "Neste país, quem comete crime fica livre, fica impune, e quem faz o que é justo vive num estado de insegurança, de medo", afirmou o parlamentar.
Proteção aprovada pela comissão
O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), acolheu imediatamente o pedido de proteção. A medida prevê segurança da Polícia Legislativa em Brasília e atuação da Polícia Federal no Maranhão para proteger a família do deputado.
Diversos membros da comissão manifestaram solidariedade a Duarte Jr., com alguns sugerindo a convocação de Edson Araújo para prestar esclarecimentos ao colegiado sobre as intimidações relatadas.