O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, concluiu na última sexta-feira (14) a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (Piauí), apresentando recomendações e destacando iniciativas positivas da instituição.
Análise e recomendações para aprimoramento
Durante a semana de inspeção, o ministro e sua equipe realizaram reuniões com desembargadores, magistrados, servidores, advogados e membros do Ministério Público do Trabalho do Piauí. Entre as recomendações apresentadas estão a necessidade de revisão do regimento interno do Tribunal, a unificação da jurisprudência para garantir maior segurança jurídica e ajustes nos procedimentos relacionados a precatórios.
Iniciativas positivas reconhecidas
O corregedor-geral destacou como pontos positivos a expansão dos Pontos de Inclusão Digital (PID), os esforços para ampliar a Justiça Itinerante e a eficiência do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc). Também recebeu elogios o trabalho do Centro de Memória, Vivências e Cultura (Cmevic) na preservação da história institucional.
Avaliação positiva e compromisso com melhorias
"Saio feliz com o que encontramos aqui. Há espaço para avanços, tanto na área administrativa quanto na judiciária, e vejo um comprometimento em dar passos largos nessa direção", afirmou o ministro Vieira de Mello Filho. Por sua vez, o presidente do TRT-22, desembargador Téssio da Silva Tôrres, expressou satisfação com o processo, destacando que "o diálogo franco, aberto e respeitoso foi fundamental para que o trabalho transcorresse de maneira tranquila e eficiente".
A ata completa da correição será disponibilizada nos próximos dias no site da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. O próximo tribunal a receber a inspeção será o TRT da 5ª Região (Bahia), com correição prevista para o período de 24 a 28 de março.
Com informações do TRT da 22ª Região (PI)