slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Conselho de Ética suspende mandato de André Janones por três meses após confusão no plenário

Conselho de Ética suspende mandato de André Janones por três meses após confusão no plenário

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira (15), por 16 votos contra 3, suspender o mandato do deputado André Janones (Avante-MG) por três meses. A decisão ainda pode ser objeto de recurso ao Plenário da Câmara.

Representação e acusações

A representação original contra Janones, apresentada pela Mesa Diretora, solicitava a suspensão cautelar do mandato por seis meses. O parlamentar foi acusado de proferir manifestações gravemente ofensivas, de baixo calão e provocativas contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante seu discurso na tribuna, no último dia 9 de julho.

Segundo o relator da representação, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), as ofensas provocaram uma confusão generalizada no Plenário, que precisou ser controlada pela Polícia Legislativa e resultou na interrupção da sessão. O relator destacou ainda que a situação foi agravada pelo uso de termos homofóbicos por parte de Janones.

Argumentos da defesa

Em sua defesa perante o Conselho, André Janones alegou que estava no Plenário se manifestando em suas redes sociais contra a taxação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos - mesmo tema do discurso de Nikolas Ferreira. "Quando você está no Plenário e fala, a sua fala não chega até a tribuna. É absolutamente impossível que a fala de algum deputado no Plenário atrapalhe quem está na tribuna", argumentou.

O deputado também afirmou que foi fisicamente agredido durante a confusão, tendo recebido chutes nas pernas, e que teria sido apalpado no pênis. Janones questionou ainda o procedimento, alegando não ter sido informado com antecedência sobre a reunião, o que teria prejudicado seu direito à ampla defesa. O presidente do Conselho de Ética, deputado Fabio Schiochet (União-SC), respondeu que o rito foi seguido corretamente e que o gabinete do parlamentar havia sido comunicado na sexta-feira anterior.