O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne nesta quarta-feira (26), às 14 horas, para analisar pareceres de representações contra quatro deputados federais por supostas quebras de decoro parlamentar.
Múltiplas acusações contra André Janones
O deputado André Janones (Avante-MG) enfrenta três processos distintos. A Mesa Diretora o acusa de quebra de decoro por ofensas ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante sessão de julho. O PL também apresentou duas representações: uma por suposta solicitação de devolução de salários de servidores para campanha e outra por ofensas ao deputado Gustavo Gayer em redes sociais.
Casos envolvendo Lindbergh Farias
Lindbergh Farias (PT-RJ) responde a dois processos éticos. O Novo o acusa de divulgar imputações falsas contra Marcel van Hattem (Novo-RS) em redes sociais. Já o PL alega que o petista ofendeu o deputado Gustavo Gayer em março e defendeu sua cassação.
Acusações cruzadas entre partidos
Guilherme Boulos (Psol-SP) é acusado pelo PL de ter ofendido parlamentares da legenda durante reunião do Conselho de Ética em abril. Por sua vez, José Medeiros (PL-MT) enfrenta representação do Psol por falas consideradas ofensivas e discriminatórias contra Ivan Valente (Psol-SP).
Na reunião de ontem, o colegiado arquivou cinco representações e decidiu não aplicar novas penalidades ao deputado Gilvan da Federal (PL-ES). A pauta completa da reunião está disponível no site da Câmara.