Conselho de Ética analisa 13 processos contra deputados nesta terça

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira (25), às 14h30, no plenário 11, para analisar 13 representações contra parlamentares por supostas quebras de decoro.

Casos de Maior Repercussão

Gilvan da Federal (PL-ES) enfrenta dois processos distintos. O primeiro, movido pela Mesa Diretora, o acusa de ofensas à ex-deputada Gleisi Hoffmann e ao deputado Lindbergh Farias durante reunião da Comissão de Segurança Pública. O parlamentar já foi suspenso por três meses em maio e agora pode ter o mandato cassado. O segundo processo, apresentado pelo PT, o acusa de incitar violência contra o presidente Lula.

André Janones (Avante-MG) responde a três representações. A Mesa Diretora o acusa de ofensas ao deputado Nikolas Ferreira e provocações à bancada do PL durante sessão de julho. Outros dois processos envolvem alegações de solicitação irregular de devolução de salários de servidores e ofensas ao deputado Gustavo Gayer em redes sociais.

Conflitos Entre Parlamentares

Kim Kataguiri (União-SP) e Célia Xakriabá (Psol-MG) protagonizaram um dos episódios mais tensos. O Psol acusa Kataguiri de ataques racistas contra a deputada indígena durante sessão sobre licenciamento ambiental. Em contrapartida, o PL acusa Xakriabá de agressão física contra Kataguiri com uma caneta, ferindo o deputado Coronel Meira.

Lindbergh Farias (PT-RJ) enfrenta duas acusações: divulgação de informações falsas sobre Marcel van Hattem (Novo-RS) em redes sociais e ofensas ao deputado Gustavo Gayer em março deste ano.

Outros Casos em Análise

O Delegado Éder Mauro (PL-PA) é acusado pelo PT de agressão física a um cidadão durante reunião da Comissão de Direitos Humanos. Guilherme Boulos (Psol-SP) responde por ofensas a parlamentares do PL durante reunião do próprio Conselho de Ética.

Completam a lista José Medeiros (PL-MT), acusado de falas discriminatórias contra Ivan Valente (Psol-SP), e Sargento Fahur (PSD-PR), por suposta ameaça ao deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ).

A pauta completa da reunião está disponível no site da Câmara dos Deputados. Os processos podem resultar em advertências, suspensões ou cassação de mandatos, dependendo da gravidade das condutas apuradas.