A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (7) audiência pública para debater a crítica situação do quadro de servidores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O evento está marcado para às 16h30, no plenário 8.
Déficit crítico de pessoal
O instituto, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), opera atualmente com apenas 16 tecnologistas e 7 pesquisadores em exercício, totalizando 23 servidores. Segundo o deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF), que solicitou o debate, esse número é "absolutamente insuficiente" para as atribuições da instituição.
Concurso de 2023/2024 em foco
A audiência também busca esclarecimentos sobre o processo de chamamento do cadastro de reserva do concurso público realizado em 2023/2024. O certame formou profissionais altamente qualificados em áreas estratégicas para as atividades do Ibict, mas muitos aprovados ainda aguardam convocação.
Valorização das carreiras científicas
O objetivo central do debate é discutir a recomposição do quadro técnico do instituto e promover a valorização das carreiras públicas de ciência, tecnologia e inovação. A situação atual compromete o funcionamento adequado de uma das principais instituições brasileiras de informação científica.
Confira a lista completa de convidados para a audiência pública