A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realizará uma reunião na próxima quarta-feira (16) para apresentação do relatório "Amar não é doença", que trata sobre terapias de conversão sexual.
Origem e motivação do relatório
O documento é resultado de um grupo de trabalho da comissão que, ao longo de 2024, investigou e discutiu as ofertas de terapias de conversão sexual no Brasil. Segundo o deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), autor do requerimento para o debate, a criação do grupo foi motivada por notícias de suicídio de pessoas LGBTIAPN+ após se submeterem a esses procedimentos considerados pseudocientíficos.
Detalhes do debate
A audiência será realizada a partir das 9 horas, no plenário 14 da Câmara dos Deputados, e contará com formato interativo, permitindo a participação do público com perguntas. Os interessados podem acompanhar e enviar suas contribuições através do portal da Câmara.
Importância da discussão
"Findo o trabalho e com sua impressão, faz-se necessária a apresentação do relatório", afirmou o deputado Henrique Vieira, destacando a relevância do tema para a proteção dos direitos humanos e da dignidade das pessoas LGBTIAPN+. O debate busca trazer à tona os riscos e danos causados por práticas que tentam "converter" a orientação sexual ou identidade de gênero de indivíduos.