Comissão da Câmara debate turismo sustentável na Cordilheira do Espinhaço-MG

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (3) para debater o desenvolvimento turístico integrado e sustentável da Cordilheira do Espinhaço, em Minas Gerais. O evento está marcado para as 14 horas, no plenário 5.

Projeto de Fortalecimento Regional

A iniciativa, proposta pelo presidente da comissão, deputado Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG), visa fortalecer o turismo na região e promover os atrativos dos municípios mineiros situados ao redor da cordilheira, considerada o segundo maior conjunto de montanhas da América Latina.

Parceria Estratégica

O projeto resulta da parceria entre as prefeituras de Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Itacambira e Turmalina, Governo de Minas Gerais, Sebrae Minas, entidades do setor turístico e Comitê Gestor da Reserva da Biosfera da Unesco. As ações envolvem promoção, capacitação e estruturação para qualificar os serviços turísticos e valorizar o patrimônio natural e cultural local.

Reserva Mundial da Biosfera

A Cordilheira do Espinhaço possui cerca de 1.000 km de extensão e abrange 170 municípios mineiros. Foi reconhecida pela Unesco, em 2005, como Reserva Mundial da Biosfera. A região concentra parques nacionais e estaduais, além de cidades com potencial para ecoturismo, turismo de aventura e turismo histórico.

Segundo o deputado, a audiência busca "fomentar o debate técnico e institucional necessário para consolidar a Cordilheira do Espinhaço como referência nacional em turismo sustentável e integração regional".