A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizará nesta terça-feira (10), às 10h, uma audiência pública para discutir o cenário atual do setor ferroviário brasileiro. O debate, solicitado pelo deputado Leônidas Cristino (PDT-CE), acontecerá no plenário 11 e busca analisar os desafios e oportunidades para este modal de transporte.
Subutilização da malha ferroviária nacional
Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) revelam um cenário preocupante: enquanto o transporte rodoviário concentra 61,1% da carga transportada no país, as ferrovias representam apenas 21%. O deputado Leônidas Cristino destaca que, dos 30,6 mil quilômetros de trilhos existentes no Brasil, metade está ociosa ou com baixíssima utilização - 14% da malha tem uso reduzido e impressionantes 37% (equivalente a 11.190 km) está completamente sem operação.
Concentração e renovação de concessões
Entre os temas que serão abordados na audiência estão a concentração das operações ferroviárias em poucos operadores, os desafios para reativar a malha existente e a renovação das concessões ferroviárias. O parlamentar também pretende discutir o lançamento do Plano Nacional Ferroviário (PNF), visto como fundamental para reorganizar o setor.
"Para desatar o nó logístico que o modal representa na matriz nacional de transportes, especialmente em razão do alto custo dos projetos ferroviários e seu longo prazo de maturação, pretendemos debater os desafios e as oportunidades do modal", afirma o deputado Cristino, destacando a importância estratégica que as ferrovias deveriam ter em um país de dimensões continentais como o Brasil.