Evento reuniu autoridades do Judiciário e especialistas em comunicação
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu nesta terça-feira (19/8) o seminário "Liberdade de Imprensa e Poder Judiciário", em Brasília, com a participação do Conselho Federal da OAB. O encontro reuniu representantes de instituições públicas, especialistas e profissionais da comunicação para discutir os desafios enfrentados pela imprensa livre e sua importância para a democracia brasileira.
OAB Nacional marca presença no debate institucional
A secretária-geral da OAB Nacional, Rose Morais, representou a Ordem no evento realizado no auditório do CNJ. A palestra de abertura ficou a cargo do presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, que enfatizou o papel fundamental da imprensa tradicional na preservação do Estado Democrático de Direito.
Participação de altas autoridades do Judiciário
O seminário contou com a presença de importantes figuras do sistema judiciário brasileiro, incluindo o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e a presidente da Comissão Permanente de Comunicação do Poder Judiciário, conselheira Daiane Nogueira de Lira.
Também participaram o presidente do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Francisco Oliveira Neto (TJSC), e a vice-presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), Julianne Freire Marques.
Fortalecimento do diálogo entre Judiciário e imprensa
O evento integra as ações do CNJ para promover o Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa (Folinj), iniciativa criada com o objetivo de fortalecer o diálogo institucional e aprimorar as medidas de proteção ao exercício da comunicação social no país. A iniciativa busca consolidar práticas que garantam a transparência e o acesso à informação como pilares da democracia.