Câmara debate soluções para crise após queda da Ponte Juscelino Kubitschek entre MA e TO

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (5) audiência pública para debater medidas efetivas de enfrentamento aos problemas causados pelo colapso da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que conectava Maranhão e Tocantins.

Audiência busca soluções para crise regional

O evento, solicitado pelo deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA), acontece às 10h no plenário 9 da Câmara. O parlamentar destaca que o objetivo é discutir alternativas para enfrentar a crise econômica e social provocada pela tragédia, além de acompanhar as obras de reconstrução e buscar formas de reparação para as famílias das vítimas.

Confira a lista de convidados para a audiência

Tragédia deixou 17 mortos em dezembro

Em 22 de dezembro de 2024, o vão central da ponte cedeu completamente, causando a queda de 10 veículos no rio - incluindo caminhões, carros e motocicletas. O desastre resultou na morte de 17 pessoas, configurando uma das maiores tragédias rodoviárias recentes do país.

Impactos no transporte regional

Localizada na BR-226, a estrutura conectava os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). Com o colapso, não há mais travessia direta de veículos na região, forçando motoristas a utilizarem rotas alternativas mais longas, impactando significativamente o transporte de cargas e pessoas entre os dois estados.

A audiência representa um passo importante para definir estratégias de reconstrução e medidas compensatórias para as comunidades afetadas pelo desastre.