Câmara debate R$ 190 bi em dívidas dos 50 maiores devedores federais

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (16) para debater o impacto dos 50 maiores devedores do governo federal nas contas públicas. A reunião acontece às 14h no plenário 10.

Dívida bilionária compromete investimentos

Segundo os deputados Gilberto Abramo (Republicanos-MG) e Marussa Boldrin (MDB-GO), solicitantes da audiência, a inadimplência de grandes empresas reduz drasticamente a capacidade da União de investir em setores essenciais como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.

Abramo destacou dados de reportagem do portal UOL revelando que, em 2020, apenas os dez maiores devedores da União acumulavam dívidas de aproximadamente R$ 190,7 bilhões. "Valores dessa magnitude, quando não arrecadados, comprometem a capacidade do Estado de investir em políticas públicas essenciais", enfatizou o parlamentar.

Busca por soluções equilibradas

A deputada Marussa Boldrin propôs o convite à Associação Brasileira das Companhias Abertas para enriquecer o debate com perspectivas técnicas, jurídicas e econômicas necessárias à construção de soluções eficazes e equilibradas para o problema da inadimplência.

A audiência representa um esforço do Legislativo para encontrar mecanismos que garantam maior efetividade na cobrança de dívidas tributárias e contribuam para o equilíbrio das contas públicas federais.