Deputados de 11 parlamentos dos países do BRICS defenderam nesta terça-feira (3) o fortalecimento da cooperação e do comércio entre os membros do bloco como estratégia para enfrentar desafios econômicos globais e construir maior resiliência internacional.
Primeiro Encontro das Comissões de Relações Exteriores
O comércio entre os países foi tema central no primeiro encontro realizado pelos representantes das comissões de Relações Exteriores dos países do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Os parlamentares participam do 11º Fórum Parlamentar do bloco, que acontece em Brasília de 3 a 5 de junho.
Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, em 2023 o BRICS respondeu por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, totalizando aproximadamente 60 trilhões de dólares, o que evidencia a importância econômica do bloco no cenário internacional.
Propostas para Fortalecer o Comércio Intrabloco
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputado Filipe Barros (PL-PR), destacou: "Os desafios que enfrentamos são complexos, mas as oportunidades são ainda maiores. Nossas economias são complementares, e nossos mercados são dinâmicos".
Entre as medidas propostas para fortalecer o comércio entre os países do bloco estão a facilitação de vistos para empresários, a harmonização de normas técnicas e a simplificação de procedimentos alfandegários. O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, também defendeu o uso de moedas locais nas transações comerciais entre os países do BRICS.
Defesa do Multilateralismo
O discurso dos parlamentares estrangeiros convergiu para a defesa do multilateralismo. O deputado Supra Mahumapelo, da África do Sul, afirmou que a cooperação entre os países do BRICS não apenas promove oportunidades de desenvolvimento, como reforça o compromisso com o multilateralismo global.
Na visão do deputado Ali Al Nuaimi, dos Emirados Árabes Unidos, é necessário "construir pontes" entre os países do BRICS, especialmente considerando que "a ordem mundial depois da Segunda Guerra não existe mais, e isso tem um impacto nos investimentos, no comércio e na economia como um todo".
Este é o segundo encontro realizado entre os representantes das comissões de Relações Exteriores dos países do BRICS, sendo que o primeiro ocorreu no ano passado em São Petersburgo (Rússia). Os eventos fazem parte da iniciativa dos países de reforçar o diálogo parlamentar entre as 11 nações do bloco.