Beto Simonetti reforça defesa das prerrogativas da advocacia em posse da nova diretoria da OAB-AM

21/03/2025 17:30 Central do Direito
Beto Simonetti reforça defesa das prerrogativas da advocacia em posse da nova diretoria da OAB-AM

O presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, enfatizou a importância da defesa das prerrogativas da advocacia durante a cerimônia de posse da nova diretoria da OAB-AM, realizada nesta sexta-feira (21/3) no Teatro Amazonas. Na ocasião, Jean Cleuter assumiu a presidência da seccional amazonense.

Defesa incondicional das prerrogativas

Em seu discurso, Simonetti destacou que a violação das prerrogativas de advogadas e advogados representa um prejuízo para toda a sociedade: "Quando uma advogada ou um advogado tem suas prerrogativas violadas, não é apenas um profissional que sofre. É a cidadania que perde. É a democracia que se fragiliza".

O presidente do CFOAB também relembrou conquistas recentes da instituição junto aos Três Poderes, como a garantia do respeito ao Código de Processo Civil na fixação dos honorários no STF, o fortalecimento do equilíbrio dos litígios no STJ e a recente isenção do adiantamento de custas para a execução dos honorários advocatícios.

Autonomia da seccional amazonense

Simonetti, que é amazonense e foi conselheiro federal por cinco mandatos consecutivos, reafirmou seu apoio ao novo presidente da OAB-AM e defendeu a autonomia da seccional: "Não permitiremos que terceiros reescrevam a história da advocacia amazonense. Esta história pertence a nós, que a vivemos, a construímos e a honramos todos os dias".

Nova gestão da OAB-AM

Ao assumir a presidência, Jean Cleuter ressaltou a importância da união da classe e prometeu uma gestão inclusiva: "O sucesso da nossa gestão depende de cada um de vocês. Vamos fazer juntos uma OAB amazonense mais comprometida para todos, não só para os que apoiaram a nossa gestão. As portas da OAB Amazonas estão abertas para todos".

Além de Jean Cleuter, tomaram posse Aldenize Magalhães Aufiero (vice-presidente), Omara Oliveira Gusmão (secretária-geral), Alice Siqueira (secretária-geral adjunta) e Sérgio Ricardo Mota Cruz (diretor-tesoureiro).

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes do CFOAB, presidentes de seccionais de outros estados, o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas e a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas.