O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou nesta quarta-feira (13) a cerimônia anual de concessão da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT), reconhecendo o trabalho de três instituições de destaque: a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, o Hospital de Câncer de Barretos (Hospital de Amor) e o Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho.
Reconhecimento a 68 Homenageados
Além das três instituições, outras 65 personalidades que contribuíram significativamente com a sociedade e a Justiça do Trabalho foram agraciadas. A comenda, concedida desde a década de 1970, é dividida em seis graus hierárquicos: Grão Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
O presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, destacou que a homenagem reconhece pessoas que contribuíram com a história da Justiça do Trabalho. "Enaltecemos hoje aqueles que tiveram uma importância, não só com o Direito do Trabalho, mas sobretudo com a Justiça do Trabalho e o direito social no Brasil", afirmou.
Hospital de Amor: Parceria que Salva Vidas
O Hospital de Câncer de Barretos, atualmente conhecido como Hospital de Amor, exemplifica como a Justiça do Trabalho pode impactar positivamente a sociedade. Em 2017, a instituição recebeu R$ 70 milhões provenientes de um acordo trabalhista mediado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, envolvendo as empresas Shell-Basf em processo de dano moral coletivo.
Esses recursos foram destinados à construção da unidade de Campinas, instalação de um dos maiores centros de pesquisas do Brasil e equipamento de cinco carretas para exames gratuitos. O presidente da instituição, Henrique Prata, recebeu emocionado a homenagem, representando os oito mil colaboradores que "trabalham com muito empenho e amor diariamente para salvar vidas".
Música Clássica Acessível
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, fundada em 1979 pelo maestro Claudio Santoro, desenvolve há 45 anos um trabalho de democratização da música clássica no Distrito Federal. Com apresentações semanais gratuitas, a orquestra aproxima a população da música erudita. O atual maestro, Cláudio Cohen, expressou satisfação pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela orquestra estatal.
Entre outras personalidades homenageadas estão o ministro do STF Cristiano Zanin, o presidente do STJ Herman Benjamin, a presidente do STM Maria Elizabeth Guimarães, o jornalista Leonardo Sakamoto e o especialista em transformação digital Walter Longo.
Confira a lista completa dos agraciados e veja as fotos oficiais do evento.