Rose Morais faz história como primeira mulher nordestina a presidir interinamente o Conselho Federal da OAB

Representatividade feminina e regional na liderança da advocacia

Rose Morais, secretária-geral do Conselho Federal da OAB, assumiu nesta quarta-feira (9/7) a presidência interina da entidade. Ela permanecerá no cargo até 15 de julho, durante o período de ausência institucional do presidente Beto Simonetti. Natural de Sergipe, Rose torna-se a primeira mulher nordestina a conduzir interinamente as atividades da Presidência do CFOAB.

"Assumir interinamente a presidência do Conselho Federal da OAB é, para mim, motivo de profunda honra e senso de responsabilidade. É, também, um símbolo de reconhecimento da força das mulheres e da advocacia nordestina", afirmou a presidente em exercício. Rose destacou ainda que seguirá "com dedicação e compromisso na condução institucional da Ordem, sempre em defesa da cidadania, da democracia e das prerrogativas da advocacia".

Momento histórico para a advocacia brasileira

O presidente Beto Simonetti celebrou o momento como um marco de renovação na história da OAB: "Vê-la assumir a presidência interina da OAB Nacional é, antes de tudo, um momento de imenso orgulho e emoção. É histórico — por ser mulher, por ser nordestina, por carregar consigo tantas lutas, conquistas e o compromisso genuíno com a advocacia brasileira. Sua chegada à presidência não é apenas um marco: é símbolo de avanço, representatividade e esperança".

Danniel Alves Costa, presidente da OAB-SE, também ressaltou a importância deste momento para a representatividade feminina nos espaços de poder: "Este momento não apenas reafirma a competência e a liderança da representante sergipana, mas também simboliza o avanço contínuo da mulher nos espaços de poder e decisão do Sistema de Justiça". Ele destacou ainda que a trajetória de Rose Morais, "marcada pela ética, firmeza e um profundo compromisso com as pautas da advocacia e da sociedade, tem sido fundamental para a valorização da classe em todo o país".