slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Projeto suspende cobrança adicional de empresas por ruído no trabalho

Projeto suspende cobrança adicional de empresas por ruído no trabalho

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 106/25, de autoria do deputado Tião Medeiros (PP-PR), propõe suspender uma decisão da Receita Federal que permite a cobrança de contribuição previdenciária adicional das empresas que expõem trabalhadores a ruído, mesmo quando equipamentos de proteção individual (EPIs) eficazes são utilizados.

Contribuição Adicional Questionada

O Ato Declaratório Interpretativo 2/19 da Receita Federal autoriza a cobrança de contribuição adicional de 6%, 9% ou 12% sobre a remuneração do trabalhador exposto a condições prejudiciais à saúde. Esses recursos são destinados ao custeio da aposentadoria especial dos trabalhadores.

Embora a medida seja respaldada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Tião Medeiros argumenta que essa decisão não deve ser considerada irreversível, especialmente diante dos avanços tecnológicos.

Evolução Tecnológica como Argumento

"A evolução tecnológica e o investimento das empresas em equipamentos podem neutralizar ou atenuar o agente nocivo ruído aos limites de tolerância", justifica o parlamentar. Além da suspensão do Ato Declaratório, a proposta prevê o cancelamento de todas as cobranças em andamento relacionadas a essa questão.

Tramitação no Congresso

A Constituição Federal concede ao Congresso Nacional a prerrogativa de suspender atos do Poder Executivo quando considera que excedem a competência regulamentar do governo. O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça antes de seguir ao Plenário.

Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.