A ponte sobre o Rio São Francisco que conectará os municípios de Penedo (Alagoas) e Neópolis (Sergipe) passou a se chamar oficialmente Ponte Hélio Nogueira Lopes, em homenagem ao médico e político alagoano.
Sanção presidencial
A Lei 15.339/26 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (9) e publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12). A obra, ainda em construção, integra a BR-349.
Quem foi Hélio Nogueira Lopes
Nascido em Penedo em 1922, Hélio Nogueira Lopes dedicou sua vida à medicina e à política. Foi médico pediatra, provedor da Santa Casa de Misericórdia local, prefeito de Penedo, deputado estadual por Alagoas e secretário de Saúde e Serviço Social do estado. Faleceu em 2020.
Tramitação legislativa
A homenagem originou-se do Projeto de Lei 1572/24, de autoria do deputado Luciano Amaral (PSD-AL), que foi aprovado na Câmara dos Deputados e posteriormente no Senado Federal.
A ponte representa importante conexão rodoviária entre os estados de Alagoas e Sergipe, facilitando o trânsito de pessoas e mercadorias na região do baixo São Francisco.