OAB-PA celebra 93 anos defendendo democracia e direitos no Pará

A Ordem dos Advogados do Brasil no Pará (OAB-PA) celebra neste domingo (5/10) seus 93 anos de fundação, consolidando-se como pilar fundamental na defesa da advocacia e da democracia no estado.

Trajetória histórica de compromisso social

Fundada em 1932, a seccional paraense tem desempenhado papel estratégico na representação dos advogados locais, promovendo ações que garantem o pleno exercício profissional e fortalecem as instituições do Sistema de Justiça. A entidade também atua na ampliação do acesso à cidadania em todo o território paraense.

Reconhecimento nacional da atuação

O presidente nacional da OAB destacou a importância da seccional paraense: "A atuação da OAB do Pará reflete a força das seccionais na concretização dos propósitos institucionais da Ordem. Ao longo de sua história, tem contribuído de forma efetiva para o fortalecimento da advocacia e das garantias profissionais em todo o estado".

Missão institucional permanente

Segundo o presidente da OAB-PA, Sávio Barreto, a instituição nasceu do sonho de advogados que, na década de 1930, vislumbravam mais que uma entidade de classe. "Durante mais de 90 anos, a OAB-PA tem sido protagonista em momentos decisivos da nossa história. Nossa maior missão permanece: defender, incansavelmente, o Estado Democrático de Direito", afirmou.

Barreto enfatizou que cada página da história da OAB-PA foi construída por gerações de profissionais comprometidos com a liberdade, justiça e soberania nacional, mantendo viva a tradição de defesa dos direitos fundamentais da sociedade paraense.