OAB Federal destaca papel estratégico da Comissão da Justiça Federal no Rio de Janeiro

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), por meio de sua presidente em exercício, Rose Morais, destacou a relevância estratégica da Comissão Especial da Justiça Federal da OAB-RJ durante a cerimônia de posse da nova diretoria, realizada na última sexta-feira (11/7), no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro.

Fortalecimento institucional e defesa das prerrogativas

"Destacamos o trabalho desta Comissão, que simboliza o compromisso da classe com o fortalecimento da Justiça Federal. É um desafio integrar uma das comissões mais estratégicas desta Seccional, mas tenho certeza de que a trajetória de toda a equipe comprova a dedicação e o compromisso com o aperfeiçoamento da Justiça", afirmou Rose Morais durante o evento.

A diretoria da Comissão Especial foi reconduzida para o triênio 2025-2027, tendo à frente a advogada Alessandra Lamha como presidente, Carolina Paes de Castro Mendes na vice-presidência, Luis Filipe Rodrigues Ribeiro como secretário-geral e Rita Cristina Zampa da Silva como secretária-adjunta.

Diálogo institucional e avanços na interiorização da Justiça

A presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio, ressaltou as conquistas recentes obtidas pela advocacia junto ao TRF2: "A união da Justiça Federal com a Ordem, consagrada nesse evento, mostra como estamos unidos em busca do melhor atendimento aos jurisdicionados. Nesse sentido, não poderia deixar de agradecer imensamente ao TRF2 por ter restaurado recentemente a presença da Justiça Federal em diversas comarcas do interior do estado do Rio de Janeiro."

Por sua vez, a presidente da Comissão, Alessandra Lamha, enfatizou a importância do diálogo institucional: "É muito importante que tenhamos este diálogo tão bem estabelecido e aberto com a Justiça Federal. O apoio dos juízes, desembargadores e do Tribunal é fundamental para o nosso desempenho."

O evento também contou com a apresentação de painéis temáticos sobre iniciativas da Comissão e projetos relacionados ao Direito Previdenciário, à celeridade processual e ao âmbito criminal, reforçando o compromisso com o aprimoramento da prestação jurisdicional federal.