O Conselho Federal da OAB participou nesta quarta-feira (25/6) de uma solenidade na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em comemoração aos 65 anos da OAB-DF. A Ordem foi representada pela secretária-geral, Rose Morais, e pelo diretor-tesoureiro, Délio Lins e Silva Júnior.
Defesa das prerrogativas e da Constituição
Durante o evento, Délio Lins e Silva Júnior, membro honorário vitalício da OAB-DF, agradeceu à Câmara Legislativa pelo reconhecimento institucional à advocacia e reafirmou o compromisso da seccional com a defesa das prerrogativas, das liberdades e da Constituição Federal. "Temos que caminhar sempre no mesmo sentido, ocupar os mesmos espaços de fala e estar juntos no mesmo barco — mesmo quando enfrentamos correntezas tortuosas e tormentosas", destacou.
Reconhecimento à liderança
Na ocasião, o presidente da seccional, Paulo Maurício Poli, recebeu o Título de Cidadão Benemérito de Brasília. Brasiliense, Poli construiu toda sua trajetória profissional na capital, com mais de 20 anos de atuação na advocacia, sendo 18 dedicados à OAB-DF. "Hoje é a celebração dos 65 anos da OAB-DF, e nesta data eu posso comemorar com vocês um título que recebo com muito orgulho. Sintam-se todos muito representados neste título, porque quem recebe é a advocacia", celebrou.
Importância histórica da OAB-DF
O deputado distrital Pastor Daniel (PP), primeiro secretário da CLDF e autor da iniciativa, ressaltou que a seccional do DF tem desempenhado um papel de destaque em momentos decisivos da vida política e institucional da capital. "Poucas instituições podem orgulhar-se de ter uma trajetória tão entremeada com a de Brasília quanto a seccional da Ordem no Distrito Federal. Os 65 anos que a OAB-DF completou abrigam o impecável histórico de uma atuação em prol de uma sociedade na qual a força do Direito prevaleça sobre o direito da força", destacou o parlamentar, que também é advogado.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da OAB-GO, Rafael Lara; a vice-presidente da OAB-DF, Roberta Batista de Queiroz; e representantes de órgãos do Judiciário, além de conselheiros, membros das comissões locais e dirigentes das subseções.