O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, prestará depoimento nesta quinta-feira (2) à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes bilionárias em aposentadorias e pensões do INSS.
Audiência no Senado
A 13ª reunião da CPMI do INSS está marcada para às 9 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado Federal. O público pode acompanhar a sessão e enviar perguntas pela internet.
Operação Sem Desconto
Os convites ao ministro foram apresentados pelos deputados Duarte Jr. (PSB-MA) e senadores Izalci Lucas (PL-DF) e Soraya Thronicke (Podemos-MS). A CGU participou da operação Sem Desconto, realizada em parceria com a Polícia Federal, que identificou fraudes sistemáticas com autorizações falsas para descontos de mensalidades a associações.
Prejuízo Bilionário
Os parlamentares esperam que o ministro esclareça as conclusões das auditorias da CGU, as falhas estruturais que permitiram as fraudes e as medidas preventivas adotadas. Segundo estimativas parlamentares, as perdas entre 2019 e 2024 variam de R$ 6,3 bilhões a R$ 8 bilhões.
Agenda da Comissão
Além do depoimento ministerial, a CPMI votará 97 requerimentos, incluindo convocações, requisições de documentos e quebras de sigilo. A comissão, criada em agosto, é composta por 16 senadores e 16 deputados titulares, com prazo de funcionamento até 28 de março de 2026.