A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS se reúne nesta quinta-feira (9), às 9h, para ouvir o presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Baptista de Souza Filho, sobre repasses milionários recebidos da autarquia.
Sindnapi recebeu R$ 154 milhões em 2024
Segundo dados do Portal da Transparência apresentados pelo deputado Delegado Fabio Costa (PP-AL), o Sindnapi recebeu aproximadamente R$ 154 milhões em repasses do INSS via descontos em 2024. O parlamentar afirmou que o sindicato deve explicações sobre esses valores ao colegiado.
Possível reconvocação de advogado denunciante
Entre os até 78 requerimentos que podem ser votados, está uma nova convocação do advogado Eli Cohen, conhecido como 'Careca do INSS'. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) defende nova oitiva do advogado, que foi um dos primeiros a denunciar fraudes nos descontos associativos.
Pimenta questionou as relações comerciais de Cohen com o empresário Maurício Camisotti e outras pessoas da área, sugerindo que o advogado pode ter recebido treinamento político para criar uma narrativa específica sobre o caso.
Investigação sobre fraudes continua
A CPMI prossegue investigando irregularidades nos descontos associativos do INSS, buscando esclarecer o esquema de fraudes que prejudicou milhares de beneficiários. A reunião será realizada no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.