CPMI do INSS convoca familiares do 'Careca' após recusa em depor

A CPMI do INSS realizará reunião extraordinária nesta terça-feira (16) para deliberar sobre a convocação de familiares e sócios de Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS', e do empresário Maurício Camisotti, ambos presos por fraudes em benefícios previdenciários.

Decisão após recusa em depor

A sessão está marcada para as 14h no plenário 2 da Ala Nilo Coelho, no Senado. Segundo o senador Carlos Viana (Podemos-MG), a medida foi decidida após reunião entre a comissão e líderes governistas e oposicionistas, como resposta à recusa dos investigados principais em comparecer aos depoimentos.

"É uma resposta que a CPMI quer dar claramente à falta de seriedade do advogado da defesa de Carlos Camilo em relação ao acordo feito conosco", explicou Viana, mencionando também a negativa de Camisotti em comparecer na quinta-feira (18).

Lista de convocados

Os requerimentos incluem a convocação de seis pessoas ligadas aos investigados principais: Tânia Carvalho dos Santos (esposa e sócia de Camilo), Romeu Carvalho Antunes (filho e sócio), Rubens Oliveira Costa e Milton Salvador de Almeida Júnior (sócios), além de Cecilia Montalvão (esposa de Camisotti) e Nelson Willians (advogado com transações suspeitas).

Estratégia da investigação

O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), esclareceu que todos serão ouvidos como testemunhas, condição que pode ser alterada conforme os depoimentos. "Foram eles que expuseram os familiares no próprio sistema criminoso", justificou o parlamentar.

As investigações focam em identificar os responsáveis pelas fraudes e descobrir quem ofereceu sustentação política para os esquemas. O vice-presidente da comissão, deputado Duarte Jr (PSB-MA), reforçou que mesmo com eventual habeas corpus, os convocados devem comparecer, podendo apenas exercer o direito ao silêncio.