O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), confirmou a convocação do proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro, para prestar depoimento na próxima quinta-feira (5).
Descontos sem autorização em aposentadorias
Segundo o parlamentar, Vorcaro deve explicar como mantinha descontos em folha de pagamento sem autorização formal dos aposentados. "Nós precisamos que um banqueiro que envolveu metade da República e do próprio Parlamento e que é acusado de um desfalque bilionário no país seja obrigado a falar e explique aos 250 mil aposentados", declarou Viana.
A convocação ocorre devido aos contratos de empréstimos consignados que o Banco Master mantinha em carteira e foram suspensos pelo INSS por falta de documentação que comprovasse a anuência dos beneficiários.
Agenda de depoimentos
Além de Vorcaro, a CPMI também convocou para a mesma data Luiz Félix Cardamone Neto, ex-presidente do BMG, e poderá ouvir o atual presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. A comissão planeja realizar 11 reuniões de depoimentos até 19 de março, com leitura do relatório final em 23 de março e votação em 26 de março.
Pedido de prorrogação
Carlos Viana busca prorrogar o funcionamento da CPMI por mais 60 dias além do prazo original de 28 de março. O senador informou que se reunirá com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para apresentar o pedido com assinaturas dos parlamentares favoráveis. A comissão também trabalha para reverter o habeas corpus concedido pelo STF ao empresário Maurício Camisotti, que torna facultativo seu comparecimento aos depoimentos.