Com uso de IA, Docusign transforma contratos em ativo estratégico

Há mais de 20 anos a Docusign lidera o mercado de gestão de contratos. Sua solução de assinatura eletrônica é utilizada em mais de 180 países e, hoje, mais de 1,7 milhão de clientes e mais de 1 bilhão de usuários utilizam a plataforma. Recentemente, a empresa repensou a forma como os contratos são negociados, formalizados e gerenciados, e lançou o Docusign Intelligent Agreement Management (IAM) – uma nova plataforma de gestão de acordos impulsionada com inteligência artificial, que libera dados críticos que estão ocultos dentro dos documentos.

O uso da IA representa uma grande transformação para os profissionais do Direito. Nas empresas, os fluxos de trabalho de contratos consomem muito tempo e recursos, mas com IA é possível deixar de lado tarefas operacionais e repetitivas como pesquisa, redação e revisão de documentos, para gerar valor, reduzir riscos e apoiar decisões que impactam a organização.

“A IA abre espaço para que equipes jurídicas se dediquem ao que realmente importa: a estratégia do negócio. Ela não substitui o papel humano no Direito, mas amplia sua capacidade de atuação", ressalta Heitor Miranda, Líder do Jurídico da Docusign na América Latina.

Hoje, ferramentas com uso de IA têm capacidade de receber e processar informações mais rápido do que qualquer ser humano. Isso tem transformado o trabalho dos departamentos jurídicos e feito crescer o interesse pela busca de mais performance nas tarefas do dia a dia. Um estudo da Deloitte para a Docusign aponta que 77% dos entrevistados consideram as ferramentas de gestão inteligente de contratos essenciais para o sucesso de companhias de alto desempenho. 

A Docusign acredita que o uso da IA pode ser uma aliada do trabalho. Por isso, sempre investiu em modelos refinados, capazes de fornecer inteligência específica e maior precisão, e desenvolveu seu mecanismo de IA com base em mais de duas décadas de experiência em contratos e dados específicos desse tipo de documento. Recentemente, a empresa anunciou que, em breve, a plataforma IAM estará disponível no ChatGPT – uma integração que busca reduzir atividades burocráticas e acelerar decisões. 

“Tradicionalmente, o setor jurídico é mais conservador quanto à adoção de novas tecnologias, mas cada vez mais pequenos, médios e grandes escritórios, assim como departamentos jurídicos, percebem como podem se beneficiar do uso da IA, especialmente no que se refere à oportunidade de desbloquear o valor implícito nos acordos”, conclui Heitor.