slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
slot gacor
Câmara analisa registro automático para fertilizantes certificados pelos BRICS

Câmara analisa registro automático para fertilizantes certificados pelos BRICS

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 823/25, que estabelece registro automático para fertilizantes e insumos agrícolas já certificados pelas autoridades competentes dos países integrantes do BRICS.

Alteração na legislação atual

A proposta modifica a Lei 6.894/80, que regulamenta a inspeção e fiscalização de fertilizantes, corretivos e biofertilizantes. O BRICS atualmente reúne 11 países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

Objetivo de redução de custos

O deputado Max Lemos (PDT-RJ), autor da proposta, argumenta que a medida visa reduzir custos de produção agrícola. "O barateamento dos insumos rurais geraria benefício direto para a população com a redução do preço do arroz, do feijão, do milho e de outros produtos", justifica o parlamentar.

Prazos e procedimentos

Segundo o texto, o Ministério da Agricultura e Pecuária terá prazo de 15 dias para expedir o registro automático após protocolo do requerimento. Caso não seja emitido neste período, a empresa ficará autorizada a comercializar os insumos sem penalidades ou fiscalização. A proposta também dispensa distribuidoras e representantes de fabricantes estrangeiras de constituírem pessoa jurídica específica no Brasil.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei